sábado, 1 de agosto de 2009

Queridos Amigos


Tudo, que nada nonada, caminha pela aventura Maria Adelaide Amaral, aos meus queridos amigos, como nomeio e engasgo depois de maio quando fiz meus 43 anos:

Anna Rachel Machado. Depois de uma volta ao médico e na volta para casa escreveu, ela, poeta, um email onde eu estava inclusa:

Je n´aime pas du tout repasser ce genre de chose, mais...l´union de Fernando Pessoa, avec les mots de Brel, traduits par Chico Buarque, avec la voix de Maria Betânia me semble quelque chose que je peux appeler de "poésie totale". Bises à vous tous, partie de mes amis qui, à n´ímporte quel période de ma vie, m´ont fait apprendre à jamais laisser de "rêver des inacessibles rêves" .Bises. Anna Rachel.

De outra feita, Duda Sinkevisque me escreve um longo email, relembrando situações inusitadas com palavras que passamos juntos numa data perdida na lembrança mas relembradas no email. neste, me informa que conseguiu retomar contato com a Monica Vendramini, uma querida amiga, dos queridos amigos, falta eu conseguir retomar também.

Retomei uma conversa superbonita, familiar, com a Silvinha Macedo, minha prima irmã, e com O Rodrigo Macedo, meu primo irmão que eu nunca vi e que me conhece de fotografia, aquela que está a familia toda. Ele já é pai e fiquei emocionada quando constatei isso no facebook e pensei: ei, esse cara é meu primo..." tivemos uma longa conversa, e, descobri que ele é pai de uma linda judiazinha chamada Alice, nome também da minha avó, mãe do meu pai, tio dele.

Depois da despedida na rua Simão Alvares, na frente do taxi, em setembro do ano passado, no meu último dia de São Paulo(sim, eu fiquei na calçada vendo o taxi atingir a esquina), Douglas Bohm e Peter, chegam aqui dia 30 de agosto, o que significa muita coisa para mim, uma vitória, e, eles chegam para sempre. Sem passagem de volta.

A Tahia Macluf também chega para o Yom Kipur, animadíssima, e essa viagem eu vou ver de perto, pois será diversão garantida a Tahia por aqui. Minha mãe faz menções de pousar, enfim, em Jerusalém no mesmo mês, o que acalenta a minha alma. Estou com muitas saudades da minha mãe Ana Lucia. Ilana Bekin também está com o pé quase aqui.

E eu vou receber todo mundo. Estava prestes a passar uns dias no Brasil mas não será preciso. Quando cheguei aqui parecia que estava no Guarujá, sim, no centrinho tomando sorvete, de tanta gente conhecida que se encontrava na rua, muitas, que eu conhecia de vista e de chapéu, como diria Duda e Machado de Assis.

Neusa Romano vai estrear e encarnar a Araci de Almeida num musical em São Paulo "Eu sou o Samba" e o Gabriel, filho dela, já fez um ano e quatro meses. Está lindo.

Anna Villa no fim da saga entregar a tese e eu junto. Horas e horas debruçadas sobre pranchas e fotos de colunas so século XVIII o que me obriga a resgatar muita preceptiva sem nenhum exemplar por perto. Eu e o Ernest Curtius. Tenho que citar de lembrança. Claro, depois de anos tabulares elas não sairam de mim.

E Amilcar Torrao continua em Berlim. Uma ausência e tanto, completamente perdida sem ele. Tudo aqui, por sua vez, se resolve rapidamente, muito prático, trabalho, universidade e namoro, e o dia é curto, e a vida também. E D' us que me deu um amor no tempo de madureza, como diz Drummond, pois que tenho um amor, ladrilhá-lo.













Nenhum comentário: